sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CARTA DO LEITOR

CARTA DO LEITOR
Carta do Leitor  é um gênero textual em que o leitor se dirige a um jornal ou revista para comentar, criticar ou elogiar uma matéria ou carta publicada em edições anteriores.


Na maioria dos jornais e revistas, há uma seção destinada a cartas do leitor ― em geral conhecida como "Cartas à Redação", "Painel do Leitor", entre outros títulos.
Essa seção oferece um espaço para que o leitor faça elogios ou críticas a uma matéria publicada, ou mesmo sugestões. Os comentários podem referir-se às ideias de um texto, com as quais o leitor pode concordar ou não; à maneira como o assunto foi abordado (neste caso, um leitor mais conservador pode afirmar que determinada questão foi tratada de forma muito liberal); ou à qualidade do texto em si (pode-se achar que o autor abusou de clichês, por exemplo).
É possível também fazer alusão a outras cartas de leitores, para concordar ou não com o ponto de vista expresso nelas.
A linguagem da carta do leitor costuma variar conforme o perfil dos leitores da publicação. Pode ser mais descontraída, se o público é jovem, ou ter um aspecto mais formal.
Esse tipo de carta apresenta formato parecido com o das cartas pessoais: data, vocativo (a quem ela é dirigida), corpo do texto, despedida e assinatura. Porém, quando necessário, a equipe de redação do jornal ou revista adapta as cartas do leitor a seu estilo e as reduz para encaixá-las na seção reservada a elas, mantendo apenas uma parte do corpo.
Quando publicadas, as cartas costumam ser agrupadas por assunto. Assim, reúnem-se as que se refiram à mesma notícia ou reportagem em um mesmo bloco, que recebe um título.  Leia, abaixo, as cartas do leitor, produzidas pelos alunos:

CARTAS DE LEITOR DOS ALUNOS do 5º ano “B”/ PROFESSORA MARLENE

CHC...
Olá! Meu nome é Níckolas, eu tenho 10 anos, minha professora se chama Marlene e nos dá 15 minutos para ler a revista todos os dias, eu gostei muito da revista, mais o que eu achei mais interessante foi a reportagem ¨Lugar de sapo é ... No chão da floresta¨ e das historinhas do Rex da edição 241.
Eu peço que vocês publiquem uma reportagem sobre futebol e como ele foi criado. Um grande abraço!
 Níckolas Roberto Souza da Rocha, sou do CIEP Professor Anísio Spínola Teixeira, Americana /SP.

QUANDO EU CRESCER, VOU SER ...
Olá, Tenho 11 anos estudo na escola CIEP Professor Anísio Spínola Teixeira professora Marlene Aparecida Ruiz Garcia.
Sou muito fã da revista da revista CHC. O meu tema preferido e o quando eu crescer vou ser perito criminal. Porque fala de mistério para desvendar e com isso aprendi que perito criminal e o profissional que recole e analisa as provas deixadas na cena de um crime.
Eu gostaria de dar uma sugestão ao tema que tal quando eu crescer vou ser Advogado
Joao Pedro de Jesus Bonilha 5 ano B americana /SP CIEP Professor Anísio Spínola Teixeira.

Americana, 20 de novembro de 2013
Oi, pessoal da CHC! Meu nome é Thiago e tenho 10 anos, na edição 241 vocês falaram
Sobre a gravidade, é incrível a forma de como você pensou para fazer esse texto e toda
Vez que eu leio cada vez vem mais informações e isso é tudo graças a professora Marlene ela que me instruiu a ler esse texto e foi incrível.
Um abraço, tchau!
Thiago Estevão Scareli da Silva, 5 ano B, Americana/SP

Olá, pessoal do CHC, tudo bem?
 Meu nome é Samira, estudo no Ciep Prof.  Anísio Spínola Teixeira, minha professora se chama Marlene, eu leio a revista do CHC, e ela é muito interessante e me incentiva a ler mais ainda, gostei quando eu li do rato raro, eu vou falar um pouco dele. Ele gosta de comer queijo, atraem algumas doenças e eu gostaria que vocês publicassem mais sobre esse assunto, é muito importante eu e minhas amigas gostamos muito. Americana, CIEP' Prof. Anísio Spínola Teixeira.  SAMIRA EDUARDA DA COSTA LEAO, professora Marlene Ruiz Garcia.

AMIGO CHC!
OLA! GOSTO MUITO DA REVISTA CHC PRINCIPALMENTE A DE N 221 NA PAGINA 28 QUE FALA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO OXIMETRO.
GOSTO DE LER BASTANTE COISAS DELA, TRABALHO MUITO COM ELA ,É BEM LEGAL.
ESTUDO NO 5 ANO B DA PROFESSORA MARLENE, ELA LÊ VARIAS HISTORIAS E GOSTO TAMBÉM DE UM TEXTO DA MESMA REVISTA QUE É GIRA-GIRA AO REDOR DA TERRA, ACHEI INTERESSANTE.
UM GRANDE BEIJO A VOCÊS.
NATANAEL FLAVIO DA SILVA ESCOLA CIEP PROFESSOR ANISIO SPINOLA TEIXEIRA.AMERICANA/SP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário